Sapucaia participa do evento Liderança Empreendedora em Três Rios

A Prefeitura de Sapucaia participa, nos dias 15, 16 e 17 de agosto, do projeto Liderança Empreendedora, promovido pelo Sebrae, no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), em Três Rios. O objetivo do evento, voltado para gestores e multiplicadores, é provocar a reflexão e o aprimoramento da gestão pública, que vem passando por momentos de transformação, impulsionada pela crescente necessidade de modernização e reinvenção em seus modos de agir e pensar.

A pauta de discussões abrange, dentre outros tópicos: compreender os desafios e realidades do século XXI e capacitar gestores por meio da liderança empreendedora; compartilhar tendências atuais nacionais e internacionais na melhoria dos processos; fomentar o uso de dados para tomada de decisão; otimizar o fluxo de informação interna e externa; traçar estratégias e implementá-las, envolvendo o governo e a sociedade; e desenvolver lideranças e equipes comprometidas, que busquem aperfeiçoamento técnico para solucionar questões relativas à estrutura administrativa do estado do Rio de Janeiro.

Feedback e dinâmicas para promover aprendizagem, capacitação, motivação, criatividade e produtividade de grupos foram temas abordados no primeiro dia do encontro, que contou com debates e troca de experiências entre os participantes em seus respectivos campos de atuação. Sapucaia foi lembrada pela criação do CONFAZ Centro Sul (Conselho dos secretários de Fazenda), por iniciativa do secretário de Fazenda, Cleiton Tavares de Oliveira, e por projetos em desenvolvimento nas áreas de Cultura e Turismo. Areal destacou seu trabalho de georreferenciamento no setor rural e Três Rios citou a relevância do trem Rio-Minas, a ser inaugurado em abril de 2018.

Fórum de gestores

A proposta final do encontro é a formação de um fórum de secretários regionais, que possa discutir, presencialmente e por meio do aplicativo Liderança Empreendedora, ações prioritárias da administração em assuntos pontuais e projetos com agenda pública comum, como turismo, mercado produtor e segurança.

Representaram Sapucaia a diretora de Cultura, Dayanna Marques; o diretor de Comunicação, Leandro Marcelino; e a jornalista Daniele Barizon. Marcaram presença, ainda, representantes das cidades de Três Rios, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Areal e Paraíba do Sul.