Sapucaia promove “1º Dia do Estudante Contra as Drogas”

A Prefeitura de Sapucaia, através das Secretarias de Educação, de Assistência Social e de Esporte, Lazer e Cultura, juntamente com o projeto Guardiões da Vida, realizou nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, o “1º Dia do Estudante Contra as Drogas”, evento que contou com a participação dos alunos das escolas do município.

O projeto Guardiões da Vida tem o objetivo de efetuar a prevenção contra a violência doméstica e o combate às drogas, promovendo o trabalho de visitas às escolas e a realização de palestras educativas sobre diversos assuntos, dentre eles a importância da guerra aos entorpecentes.

Iniciado na Praça Barão de Ayuruoca, às 8h, e seguindo para a Praça Miguel Couto Filho, o evento contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Fabrício Baião; o vice-prefeito Chiquinho; a secretária de Educação Lindalva Alípio; dentre outros secretários municipais e vereadores, além do tenente coronel Márcio Guimarães, do 38º BPM, responsável pelo projeto Guardiões da Vida; do delegado da 109º DP, Marcelo Vieira; e do coordenador de Política Antidrogas da Prefeitura de Três Rios, Rafael Raposo.

Após o hasteamento das bandeiras pela Guarda Municipal e a execução do Hino Nacional pela Fanfarra Samir Macedo Nasser, a secretária Lindalva Alípio agradeceu aos presentes e destacou a importância do projeto, que foi abraçado junto à Polícia. “A prevenção é muito importante. Por isso educadores, autoridades e a comunidade não podem deixar que o sonho dos jovens seja destruído”, disse. E deixou a seguinte mensagem aos jovens: “Diferente da escola, repartida em bimestres e semestres, a vida não é dividida. Nem sempre a vida dá chance de recuperação. Não deixem nada destruir o sonho de vocês. Não permitam que a droga destrua o futuro de vocês”, concluiu.

Depois de um minuto de silêncio pelas vítimas de violência e da execução da música Coração de Estudante, Rafael Raposo complementou: “Este não é um problema individual. Estou feliz por ver todos aqui, reunidos. É uma luta que só venceremos se caminharmos juntos. Este é um dia marcante para Sapucaia”, disse. O delegado Marcelo Vieira afirmou que a Polícia Civil também está comprometida com esta luta e se colocou à disposição, assim como o tenente coronel Márcio Guimarães, que agradeceu o apoio das autoridades ao projeto Guardiões da Vida, destacando o comprometimento da Polícia Militar com o tema.

O prefeito Fabrício Baião frisou a importância dos professores neste processo.  “Este é apenas o começo. Vamos levar o projeto para as salas de aula. A capacidade de influência dos professores é grande. Carinho e atenção dos docentes é fundamental para o trabalho de aproximação com os alunos. Precisamos, através do diálogo, estimular estes alunos. Devemos mostrar que é questão de inteligência negar as drogas. Não vamos medir esforços para dar continuidade a esse trabalho”, completou.

Durante o evento, estudantes distribuíram flores para as mulheres da cidade, representando a paz, e no encerramento foi realizada ainda uma apresentação do Coral da Terceira Idade Serviço de Convivência e Fortalecimento, da Secretaria de Assistência Social de Sapucaia.

Um comentário em “Sapucaia promove “1º Dia do Estudante Contra as Drogas”

• agosto 11, 2017 em 10:44 pm
    Permalink

Ótima iniciativa por parte de todos os envolvidos, vamos abraçar esse projeto, Sapucaia merece respeito, nossos jovens merecem respeito, parabéns Prefeito Fabrício Baião