Sapucaia realiza curso de doma racional de equinos

No período de 21 a 25 de agosto, aconteceu no Clube do Cavalo, na Beira-Rio, em Sapucaia, um curso de doma racional de equinos. O curso, realizado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicatos Rurais de Sapucaia e Paraíba do Sul, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e teve 11 participantes.

As aulas foram conduzidas pelos representantes do Senar, a mobilizadora Clarice da Silva Guimarães, formada em Gestão de Equinos, e o instrutor Mateus Oliveira, formado em Equidiocultura.

Para a secretária de Agricultura de Sapucaia, Roberta da Costa Pereira, a ação foi bastante produtiva: “Agradeço ao Senar e aos Sindicatos por proporcionarem essa oportunidade de aprendizado. Conhecimento e formação são sempre bem-vindos”, disse Roberta.

Doma racional é a técnica que consiste em amansar e disciplinar os equinos sem utilizar nenhum tipo de força, apenas o uso da voz, pausada e com tonalidades precisas e simpáticas ao animal.

Fotos: Divulgação / Secretaria Municipal de Agricultura