Sapucaia realiza VII Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Sapucaia realizou, no dia 31 de julho, a VII Conferência Municipal de Saúde do município. Com o tema “O Sistema de Saúde do município de Sapucaia com ênfase nos atendimentos básicos de Saúde e marcação de consultas e exames na Central de Regulação do Município”, o evento aconteceu na Casa da Ilha, contando com a presença do prefeito, Fabrício Baião, e do vice-prefeito, Chiquinho. Também participaram da Conferência a secretária de Saúde, Thaís Bittar; o assessor da Superintendência de Atenção Básica do Estado do Rio de Janeiro, André Schmidt; a subsecretária de Regulação de Três Rios, Alessandra Silva Ferreira; os secretários de Assistência Social, Cleusa Rodrigues Galluzi; de Gestão de Pessoas, Robson José Storani; a chefe de Gabinete, Geosephine Langoni; a presidente do Iapps, Adriana Machado de Araújo; o presidente da Câmara de Vereadores, Warner; e os vereadores Dudu Legal e Serginho.

Na cerimônia de abertura, a secretária Thaís Bittar agradeceu a presença de todos e enfatizou o apoio que vem tendo dos colaboradores da Saúde e do prefeito Fabrício Baião para vencer as dificuldades impostas pela crise econômica. Destacou também a necessidade de se traçarem metas para a atuação no território municipal, peculiar por sua grande extensão, e destacou os números positivos da gestão, graças ao suporte recebido pela Administração e ao empenho de toda a equipe.

O vice-prefeito Chiquinho e o vereador Warner parabenizaram os servidores que, em conjunto, desenvolvem um trabalho destacado em prol da população. Já o prefeito Fabrício Baião ressaltou que, mesmo em momentos de dificuldade, a Prefeitura vem gerenciando os recursos e dando sustentabilidade às realizações na área de Saúde, cuidando ainda para que não falte o pagamento dos funcionários. Destacou, por fim, o aumento no número de exames e de cirurgias, proporcionando um melhor atendimento à população, acolhida com prioridade e carinho.

Após a leitura do Regimento Interno, aprovado com unanimidade pelos presentes, André Schmidt ministrou a palestra “Fortalecimento da Atenção Básica”. O assessor pontuou que não é papel do Estado o Serviço de Atenção Básica, embora este deva fornecer o apoio técnico indispensável, no intuito de resgatar conceitos e questões técnicas e normativas para fomentar o debate da Comissão. “São os munícipes – usuários, profissionais e gestores – os protagonistas na Conferência. O Sistema de Saúde deve ser uma resposta às necessidades da população, sendo imperioso considerar as condições de vida locais para um atendimento eficaz. É preciso avançar em termos de quantidade, e não apenas de qualidade”, afirmou.

Foram abordados, ainda, os temas “Implementação da Regulação Municipal”, apresentado pela subsecretária de Regulação de Três Rios, Alessandra Silva Ferreira; e “Ações de Vigilância em Saúde”, pela diretora de Vigilância em Saúde de Sapucaia, Ana Paula Dias. Após as palestras, houve debates, grupos de trabalho, plenária e o encerramento do evento, com material proveitoso para a elaboração de novas diretrizes para a Saúde da cidade.