Sapucaia recebe palestra sobre RPPN – Reserva Particular de Proteção Natural

A Prefeitura de Sapucaia, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebeu na quinta-feira, 16 de maio, na Casa da Cultura de Sapucaia, a palestra “Programa Estadual de RPPN: áreas protegidas privadas como ferramenta imprescindível à conservação do Bioma Mata Atlântica”, promovida pelo Instituto Estadual do Ambiente – INEA RJ.

Na ocasião, o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Francisco de Assis Cavalcante (Chiquinho), agradeceu a presença de todos e deu boas-vindas aos representantes do INEA: o biólogo Andrei Veiga, a advogada ambiental Roberta Guagliardi e o gestor ambiental José Luiz Monsores, que deram ao público informações sobre o tema.

A advogada ambiental Roberta Guagliardi falou sobre as vantagens das Reservas Particulares de Proteção Natural, categorias de unidade de conservação particular, legalmente reconhecidas pelo poder público e criadas voluntariamente pelo proprietário da área, com objetivos de preservar as belezas locais; proteger os recursos hídricos; o manejo de recursos naturais; o desenvolvimento de pesquisas e a manutenção de equilíbrios climáticos e ecológicos.

De acordo com Roberta, dentre as vantagens dos RPPNs para a coletividade, estão a proteção da biodiversidade; ampliação das áreas protegidas; manutenção e funcionamento dos ecossistemas para as presentes e futuras gerações; contribuição para a qualidade de vida das cidades próximas e possibilidade de novos arranjos econômicos e socioambientais para a região, como a geração de emprego e renda.

Aos proprietários, as vantagens são isenção do Imposto Territorial Rural (ITR), proporcional ao tamanho do RPPN; possibilidade de recursos de compensação ambiental; e prioridade na solicitação de crédito rural e agrícola, entre outros. Sapucaia possui, segundo Roberta, cerca de 12.000 hectares de área com potencial para se tornar RPPN.

“Vamos trabalhar no sentido de estimular a criação de RRPNs em nossa cidade, que é tão vasta e tão cheio de potencial. Além de preservar o meio ambiente, estaremos incentivando os proprietários locais e gerando oportunidades para o município”, disse o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Chiquinho.

Participaram do evento, além de Chiquinho, a subsecretária de Agricultura, Roberta da Costa Pereira; a secretária de Administração, Angélica Saltori; a secretária de Assistência Social, Cleuza Galluzzi; o chefe de gabinete do prefeito, Renan Langoni, e o vereador Dudu Legal.

Fotos: Sindiclei Baião