Sapucaia recebe Selo de Excelência em Turismo

Na ultima sexta-feira, dia 13 de dezembro, no Auditório Humberto Braga, localizado na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), no Centro do Rio, Sapucaia recebeu o Selo de Excelência pelo Plano Integrado de Turismo do município. A entrega foi feita por Valéria Lima, responsável pela regionalização de Turismo do estado.

A capacitação para a elaboração do projeto tem parceria do TCE-RJ, ECG (Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ) e da SETUR-RJ (Secretaria de Estado de Turismo). Foram quatro meses de imersão realizados na UNIFESO, em Teresópolis, pelo gestor da Coordenação de Incremento ao Turismo de Sapucaia, Marciel Pires, e pela representante da iniciativa privada, Slane Ribeiro, ambos responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Turismo.

A finalidade do Plano é a garantia de políticas publicas para a abertura de estratégias e ações no campo turístico a serem realizadas de 2020 a 2024. O Plano foi apreciado pela instituição de Turismo e encaminhado ao TCE e, posteriormente, terá seu desdobramento dentro do Conselho Municipal de Turismo, onde entrará em ajustes e terá todo o trade turístico envolvido. Em seguida, será aberto para aprovação no Legislativo.

A importância de garantias em políticas públicas tornam possíveis as pactuações para a continuidade do trabalho já realizado e a possibilidade de que a nova gestão possa ter uma amplitude de informação com transparência e fidelidade. Segundo Marciel Pires, “será um legado para a gestão futura, que terá como base um plano factual, feito com o apoio das iniciativas interessadas e, principalmente, com parceiros de diversas entidades, marca de todo o trabalho do Turismo nos últimos anos de atuação”.

No mesmo dia, foi realizada a reunião das IGRs (Instâncias de Governanças Regionais), com a presença da subsecretária de Turismo do Estado, Adriana Corrêa. O encontro contou com a participação de todas as instâncias que representam os 92 municípios do Rio, e lá foram discutidos vários temas, destacando o principal, relativo aos possíveis recursos para o interior do estado.