Sapucaia recebe Seminário Itinerante de Contabilidade no Setor Público

Ocorreu nesta terça, 05 de dezembro, a abertura do Seminário Itinerante de Contabilidade no Setor Público – NBC 16, no auditório da Cidade da Saúde, em Sapucaia. O evento, de dois dias, reuniu autoridades e servidores de várias pastas para discutir os avanços da contabilidade pública e fomentar o intercâmbio de informações entre as secretarias.

Estiveram presentes o prefeito Fabrício Baião; o secretário de Fazenda Cleiton Tavares; a secretária de Saúde Thaís Bittar; a secretária de Educação Lindalva Alípio; a controladora geral do município Angélica Wermelinger; a Diretora de Contabilidade e Finanças, Angélica Filgueiras Martins Sindra, e o vice presidente de desenvolvimento profissional do Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ), Waldir Jorge Ladeira, dentre outros.

Na solenidade de abertura, Fabrício Baião destacou a importância do diálogo entre as secretarias e a necessidade de capacitação, para o bom desempenho do governo. “Apesar do momento de dificuldade, devemos fazer o melhor e nos preparar para adaptação às novas realidades. Que cada um aqui possa aproveitar a oportunidade de investimento na carreira, porque o maior patrimônio do município são vocês”, disse ao auditório. Comentou, ainda, o esforço que seu governo tem feito para legar transparência à administração. “Nosso objetivo é trazer transparência. Por isso fazemos questão de aperfeiçoar cada vez mais os canais de comunicação, prestar contas de nossas ações à população e reverter a situação de baixa colocação de Sapucaia nos rankings nacionais e estaduais de transparência, situação que herdamos de gestões anteriores. Está na hora de mudar. Conto com vocês para melhorar nossa cidade, para que possamos ter orgulho de criar nossos filhos aqui”, finalizou.

Angélica Wermelinger citou a importância da parceria com o CRCRJ e a oportunidade de aprendizado proporcionado pelo seminário. Cleiton Tavares ressaltou que o momento é de melhorar a qualidade da informação contábil, interagindo com as demonstrações fiscais e zelando pela transparência. “Esta é também uma ferramenta para analisar nosso trabalho como profissionais. Precisamos sempre nos aprimorar. Não devemos jamais cansar de aprender”, concluiu.

Waldir Ladeira parabenizou a todos pela presença maciça: “Em 62 seminários no estado, este é um dos auditórios mais lotados. É uma alegria estar em Sapucaia com este grande público”, frisou.

Em seguida ao café da manhã, aconteceu a palestra Contabilidade Patrimonial: créditos a receber e ativos contingentes, com o contador Elias Costa Martins, membro da Comissão da Área Pública do CRCRJ e contador geral da Universidade Federal do Rio de Janeiro. À tarde, a contadora Cristiane Berriel Lima da Silveira, auditora interna do município de Itaboraí, ministra o tema Orçamento público e contabilidade pública. No dia 06, quarta, o seminário segue com continuação da palestra de Cristiane Berriel.