Sapucaia se faz presente na liderança cultural do estado

A diretora de Arte e Cultura da Prefeitura de Sapucaia, Dayanna Marques, foi eleita como membro da Diretoria do Fórum Regional de Cultura Sul Fluminense, oficializado em uma reunião realizada no dia 29 de novembro, no auditório do CVT/FAETEC, em Três Rios. O encontro reuniu gestores culturais dos municípios de Areal, Comendador Levy  Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Vassouras e Três Rios.

A organização e instalação do Fórum Regional de Cultura Sul Fluminense compreende mais uma etapa do Sistema Estadual de Cultura do RJ, aprovado pela Lei 7035/2015, e que é um marco nas políticas culturais no Estado do Rio de Janeiro, por permitir a participação de todos no processo de construção das políticas públicas de cultura nos 92 municípios do Estado. Os Fóruns Regionais integram o Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e funcionam como instâncias de assessoramento e consulta do Conselho Estadual de Política Cultural do RJ.

Formados por agentes culturais e gestores públicos, os Fóruns Regionais contribuem para a efetivação das ações e metas do Plano Estadual de Cultura do RJ que estão sendo traçadas pelo Conselho Estadual de Política Cultural do estado. Promovem, também, a descentralização articulada e pactuada da gestão, dos recursos e das ações, em especial, estimulando a participação da sociedade civil.

O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes das esferas governamentais federal, estadual e municipais, além de integrantes da sociedade civil, artistas e produtores culturais de todas as dez cidades envolvidas.

Na oportunidade, foi eleita a Diretoria do Fórum Regional de Cultura Sul Fluminense, composta por:

Presidente: Marcelo Mourão (Paty do Alferes)

Vice-presidente: José Rodrigues (Três Rios)

Primeiro-secretário: Gercilí Feitosa (Paty do Alferes)

Segundo-secretário: Dayanna Marques (Sapucaia)

Diretora de Comunicação: Vera Alves (Três Rios)

Diretor de Integração: Pedro Nascimento (Paraíba do Sul)