Secretaria de Educação de Sapucaia inicia projeto “Afeto na Escola”

No dia 02 de agosto, quinta-feira, a Secretaria Municipal de Educação de Sapucaia (SME) deu início ao projeto “Afeto na Escola”, através da realização da oficina “Um olhar sobre a equipe”, promovida a partir da parceria estabelecida entre a SME e a psicóloga clínica escolar Gina Mara Rocha.

As oficinas aconteceram na Escola Dra. Maria de Lourdes Salomão, na Metrama, e na Escola Municipalizada Bairro São João, envolvendo todo o corpo docente destas unidades. O objetivo das atividades é desenvolver um olhar humanizado e de afeto nas unidades escolares do município, zelando pela saúde emocional dos professores.

De acordo com os participantes, o trabalho foi muito proveitoso.  “Agradeço à SME e à Gina por promoverem este momento de reflexão. O vínculo afetivo entre professor e aluno certamente contribuirá para o sucesso escolar. Nós, professores, precisamos criar condições que favoreçam a aprendizagem, formando um ambiente propício e benéfico ao processo de ensino”, destacou a professora Sabrina Furtado, da Escola Maria de Lourdes Salomão.

Para o professor Fernando Coutinho, da mesma unidade escolar, “a oficina foi produtiva, levando os docentes a refletirem sobre o trabalho em grupo, a amizade e o compartilhamento de ideias”.

Já a secretária de Educação, Márcia Felipe, ressaltou a necessidade de se investir na saúde emocional do professor. “É preciso buscar melhorias também no clima da escola. Este trabalho certamente vai repercutir positivamente na sala de aula e na relação professor x aluno”, disse.

O prefeito Fabrício Baião também apoia a iniciativa: “Todos nós temos exemplos de professores que marcaram nossas vidas, que foram importantes em nosso desenvolvimento e de quem lembramos com carinho. Cultivar um bom relacionamento entre os integrantes da equipe escolar e desta com os alunos é essencial para a melhoria da qualidade do ensino e para a formação cidadã de nossos jovens”, concluiu.

De acordo com a SME, as demais unidades escolares de Sapucaia também serão contempladas com o projeto, fortalecendo a integração do grupo e as relações intra e interpessoais.

Escola Dra. Maria de Lourdes Salomão – Metrama

Escola Municipalizada Bairro São João