Secretaria de Educação investe na formação de seus profissionais

A Secretaria Municipal de Educação de Sapucaia vem promovendo, continuamente, momentos de formação para profissionais da Educação. Por meio destes encontros de trabalho, professores, gestores e demais profissionais, tornam-se mais capacitados para ponderar sobre todos os aspectos pedagógicos e também para propor estratégias com a finalidade de sanar as dificuldades e instalar mudanças significativas em toda a comunidade escolar.

Nas últimas semanas aconteceram alguns momentos de trocas e estudo muito relevantes, tais como:

• Formação para os professores do campo: iniciativa realizada na Casa da Cultura, onde todos os professores das escolas do campo tiveram uma manhã rica e de aprendizagem. Na ocasião, iniciaram o estudo sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), onde a formadora e pedagoga Vanessa Satiro compartilhou conhecimento e esclarecimentos sobre este importante documento que vem para nortear o trabalho dentro das escolas.

• Formação para os professores da Educação Infantil: a qualificação foi ministrada pela professora Alessandra Satiro, nos turnos matutino e vespertino, atendendo assim a todos os professores do segmento. A formação teve como tema “A importância da descoberta de si, com foco na ludicidade, espontaneidade e autonomia”. A professora ressaltou ainda a aquisição da linguagem, a educação matemática, científica, histórica, geográfica e artística na Educação Infantil.

• Formação sobre a BNCC para professores das séries iniciais do Ensino Fundamental: realizada também pela pedagoga Vanessa Satiro, onde a proposta foi apresentar a estrutura e as competências da Base, mostrando que este documento vem para orientar e atualizar o trabalho em sala de aula. Foi uma manhã de aprendizado e troca de conhecimentos, onde os professores tiveram a oportunidade de elaborar, de forma coletiva, um plano de aula partindo de uma tela de Tarsila do Amaral (artista que inspira o projeto pedagógico do segundo semestre letivo), dentro da proposta da BNCC.

• Reunião de Orientadores Pedagógicos: também realizada dentro desta perspectiva de formação profissional, foi coordenada pela Equipe Pedagógica da SME onde, além de avaliar o trabalho, também foram planejadas ações que visam o pleno desenvolvimento do aluno, sendo um momento de estudo para apropriação das novas demandas que a Educação traz.

Para a secretária de Educação Márcia Felipe, todos esses dias foram de aprendizagem significativa e eficaz. “As formações vêm contribuindo muito para o avanço significativo da Educação de Sapucaia. Vamos em frente!”, afirma a secretária.

Formação com professores do campo:

Formação com os professores da Educação Infantil:

Fotos: Divulgação/ Secretaria de Educação