Secretaria de Educação promove palestra sobre a importância da inclusão social

Na última sexta-feira, dia 30 de novembro, a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Sapucaia recebeu a psicóloga clínica e mestre em Diversidade e Inclusão, Sônia Mendes, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) de Quintino, no Rio de Janeiro. A psicóloga ministrou uma palestra sobre a importância da educação inclusiva especial durante um evento que contou com a participação de mais de 60 pessoas, entre professores da rede de ensino municipal e convidados das instituições parceiras, como APAE e Centro Novamerica.

O objetivo da palestra foi promover a reflexão acerca da educação especial e inclusiva através de conceitualizações. Para isso, a palestrante apresentou e dinamizou com os presentes os conceitos de potencialidades e limitações, com o objetivo de despertar a autoavaliação como parte importante no processo de inclusão.

Para a secretária de Educação de Sapucaia, Márcia Felipe, os profissionais presentes foram enriquecidos com tamanho aprendizado. “Tivemos uma palestra motivadora, que provocou a reflexão da equipe sobre o trabalho com as crianças com necessidades educacionais especiais”, afirma.

Para Renata Hagatha, representante da APAE, o evento foi muito gratificante. “Pudemos aprender um pouco mais sobre a forma como olhamos o outro e sobre a necessidade de termos um olhar diferenciado para cada indivíduo. Desta maneira, promovemos a potencialidade, deixando para trás a limitação. Agradecemos a secretária Márcia Felipe pela promoção desta linda iniciativa”, disse. Já os professores participantes avaliaram a palestra como uma excelente oportunidade de crescimento em sua prática pedagógica.

Fotos: Divulgação / Secretaria de Educação