Secretaria de Educação realiza Semana Pedagógica para marcar a abertura do ano letivo

A Secretaria Municipal de Educação realizou, na última semana, uma série de eventos que marcaram a abertura do ano letivo de 2020. No dia 3 de fevereiro, segunda-feira, os servidores da Educação foram recepcionados pela equipe da SME no Clube Campestre. A reunião teve como objetivo acolher os funcionários (orientadores, diretores, professores, motoristas, merendeiras, auxiliares educacionais e de serviços gerais, dentre outros profissionais), propiciando aos envolvidos no processo de ensino e aprendizado momentos de integração e reflexão. Na ocasião, foi proferida a palestra “Gente que ilumina”, pelo psicólogo clínico Diogo Bonioli que, de forma objetiva e acolhedora, destacou o quanto cada profissional pode iluminar de forma positiva a educação de Sapucaia.

No dia 5 de fevereiro, quarta-feira, os professores da Educação Infantil acompanharam, na Casa da Cultura, a palestra da orientadora pedagógica, professora, mediadora presencial no Cederj e coordenadora do PNAIC Estadual, Alessandra Satiro, que falou sobre o estudo da BNCC voltado para a Educação Infantil.

No dia 6, quinta-feira, foi a vez dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental e dos dirigentes das escolas do campo assistirem, na Casa da Cultura, à explanação do pedagogo, psicopedagogo clínico institucional e professor Max Nunes, que abordou o tema “Dificuldades de aprendizagem”.

Por fim, no dia 7, sexta-feira, foi finalizada a Semana Pedagógica, ainda na Casa da Cultura, com a participação dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Neste dia, a psicóloga, psicopedagoga e mestre em Gestão de Trabalho, Carolina Carvão, trouxe informações sobre o tema “Mediação Escolar”; e a professora e mestre em Diversidade e Inclusão, Luciana Andréia Rodrigues Furtado, juntamente com a professora Raquel de Morais Ramos, abordou o tópico “Estudos, reflexões e práticas inclusivas”.

Ao fim das atividades, a secretária de Educação, Márcia Felipe, agradeceu a oportunidade dos encontros, o apoio recebido para a realização dos eventos e frisou a importância do trabalho individual e de espaços e momentos de reuniões, estudos e trocas de experiências profissionais para o fortalecimento e enriquecimento da Educação do município.

Confira as imagens:

Dia 3/2 – Abertura do ano letivo