Secretaria de Educação valoriza a cultura local através do projeto “Tarsila inspira Sapucaia”

O projeto “Tarsila inspira Sapucaia” está movimentando as unidades escolares do município. No dia 24 de outubro, toda a equipe da Escola Estadual Municipalizada Bairro São João participou de uma ação do projeto que, inspirado nas obras de Tarsila, busca o conhecimento e a valorização da cultura local e sua reprodução em forma de atividades artísticas.

Este momento contou com a presença de dois moradores da comunidade, Milton Baião e Verônica Almeida, que aceitaram o convite para contarem aos alunos um pouco de suas histórias de vida e do bairro onde vivem.

O “Tio Milton”, como é carinhosamente chamado, explicou aos alunos como era o bairro de São João 40 anos atrás. Ele contou a todos muitos fatos interessantes, inclusive que na frente da escola existia uma grande vala de esgoto a céu aberto e que a praça foi construída muito tempo depois.

Já a moradora e feirante Verônica Almeida,  comentou sobre os vendedores de frutas que ficam à beira da estrada oferecendo suas mercadorias aos viajantes, principalmente mangas, sendo este comércio informal uma importante fonte de sustento e reforço de sua renda.

Dentre outras informações, Verônica contou que no passado saíam de Sapucaia caminhões carregados de mangas para o comércio da cidade do Rio de Janeiro e que hoje, devido à falta de cuidados com as mangueiras e com a natureza, a quantidade de mangas enviadas para o Rio de Janeiro é muito menor.

Ela falou ainda aos alunos que trabalha como feirante há 20 anos e que não tem vergonha da atividade que desempenha “Não devemos nos envergonhar de quem somos e digo a vocês que, quaisquer que sejam suas escolhas no mercado de trabalho, devem ter orgulho do caminho que irão percorrer”, declarou.

De acordo com a secretária de Educação Márcia Felipe, parte da equipe pedagógica da SME prestigiou o evento, que foi um grande sucesso, um momento de muito aprendizado e valorização local. “Além de ensinarmos os alunos sobre a ilustre pintora Tarsila do Amaral, abordamos também informações sobre o bairro onde eles vivem, trabalhamos a valorização do idoso e também das profissões, que sejam quais forem, são dignas e devem ser respeitas e exercidas com muito amor e dedicação”, disse.

Márcia parabenizou ainda a toda a equipe da escola pela bela iniciativa de valorizar os moradores da comunidade e agradeceu a valorosa colaboração do Senhor Milton e da Verônica, que transmitiram seus conhecimentos de vida aos alunos com muito carinho.

Fotos: Divulgação / Secretaria de Educação