Secretaria de Saúde promove reunião para discussão das novas adequações do sistema

No dia 01 de abril, foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Sapucaia uma reunião com representantes da Central de Regulação, Atenção Básica, Pronto Socorro, coordenadores e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. O objetivo foi repassar aos servidores as novas adequações dos sistemas, protocolos e solicitações, de acordo com as recentes determinações do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Saúde.

Durante o encontro, foram explicados e debatidos os protocolos e sistemas através dos quais são feitas as solicitações dos procedimentos da área:

SISTEMAS DE REGULAÇÃO

SER – O Sistema Estadual de Regulação gere os recursos estaduais. Os serviços prestados em hospitais estaduais são regulados por ele.

SISREG – O Sistema de Regulação é responsável pelos procedimentos oferecidos pelos hospitais federais.

RESNIT – É um sistema que regula os procedimentos oftalmológicos, próprio do município de Niterói para cumprimento da PPI (Programação Pactuada Integrada).

KLINIKOS – Este sistema faz parte de um programa especial do estado do Rio de Janeiro chamado Rio Imagem. Através dele podem ser marcados exames de imagem, a princípio dentro das cotas estabelecidas em CIR/CIB.

A Secretaria de Saúde de Sapucaia ressalta ainda a importância da correta indicação clínica do paciente, que deve estar bem descrita, sendo colhida com o máximo de informações possíveis junto a este, através de contato direto, e não apenas mencionando o que consta do pedido, sem desmerecer o quadro descrito pelo profissional médico.

É fundamental também utilizar o CID 10 correto. Os CIDs codificados na inserção terão prioridade em detrimento do tradicional “Z000”, padrão que vem sendo inserido desde longa data. A classificação de risco deve fazer juz ao quadro descrito no ato da inserção. Por fim, a Secretaria de Saúde ressalta que é importante deixar bem claro que o município de Sapucaia é apenas solicitante e não executor destes serviços.

Foto: Divulgação / Secretaria Municipal de Saúde