Secretaria de Turismo recebe representantes de Sapucaia para Estágio de Familiarização

Representantes de Sapucaia participaram, no dia 29 de agosto, do evento Estágio de Familiarização, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio/ TurisRio. O projeto, que acontece desde maio, contribui para o trabalho de fomento do turismo e auxilia os gestores municipais em novos projetos. A iniciativa acontece desde maio e já contemplou mais de 30 cidades do estado. Representando Sapucaia, estiveram presentes o diretor de Comunicação de Sapucaia e presidente da comissão de implemento turístico, Leandro Marcelino; o coordenador turístico Marciel Pires; e a diretora de Arte e Cultura, Dayana Marques.

O Estágio tem como objetivo receber gestores dos municípios do Rio, apresentando trabalho dos técnicos da Setur-RJ/TurisRio. Ao longo do dia, a equipe de Sapucaia conheceu as instalações das diretorias de Planejamento e Projetos, Marketing e Operações, além de se familiarizar com os projetos e atividades dos profissionais. Os representantes passaram também pela Assessoria de Comunicação, Programa de Artesanato e Prodetur.

Para o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, esse processo é importante para que os gestores entendam como é o funcionamento da Secretaria. “Nosso objetivo na Setur-RJ é divulgar os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. Temos vários projetos que acontecem ao longo do ano e que ajudam nesse propósito, como, por exemplo, a participação em feiras e o Cidades Maravilhosas. É preciso que os representantes tenham conhecimento do que podemos fazer para ajudar e trabalhar junto com nossa equipe”, destaca.

O Estágio de Familiarização é um projeto criado e desenvolvido pelo departamento de Planejamento e Projetos como uma vertente dos Fóruns Regionais de Desenvolvimento do Turismo. Isso porque durante a visita, os gestores podem aproveitar para esclarecer dúvidas sobre o Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes de Turismo, entregue aos secretários durante o Fórum. O material apresenta um panorama da importância do turismo, através de números em diferentes setores.

De acordo com Leandro Marcelino, este foi um momento para conhecer e solicitar projetos. “Na oportunidade, pedimos o projeto de emplacamento do município. A Setur-RJ vai vir até aqui para mapear todos os projetos dos nossos cinco distritos, enquadrando e deixando tudo pronto para quando forem abertos os editais e disponibilizados recursos do Ministério. Quando tiver início a parte física de colocação das placas, nossos projetos já estarão prontos e mapeados. Provavelmente de outubro a janeiro será aberto o edital e acredito que já conseguiremos sinalizar os projetos do município. Geralmente, o primeiro que envia é o primeiro que recebe, então já vamos deixar tudo pronto”, afirma Leandro.