Semana de volta às aulas nas escolas de Sapucaia foi repleta de alegria

As equipes da Educação de Sapucaia prepararam um ambiente acolhedor e repleto de atividades lúdicas e interativas para marcar a volta às aulas do segundo semestre letivo. Momentos que ficarão guardamos pra sempre na memória dos alunos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a retomada das aulas após o período de férias foi muito animada e calorosa em todas as unidades da rede escolar da cidade.

Um bom exemplo a ser citado é o da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, que trabalhou com seus alunos os sentidos utilizando a pipoca, um alimento tradicional que faz a alegria da garotada. Ver o milho da pipoca e a pipoca pronta representa a visão; escutar a pipoca estourar é a audição; sentir o cheiro da pipoca no ar representa o olfato; pegar o milho e a pipoca para sentir sua textura é o tato; e degustar a deliciosa pipoca representa o paladar. Ao identificar cada um dos cinco sentidos, foram trabalhadas várias competências, como o reconhecimento dos sentidos e suas funções; a associação de cada órgão com o sentido; o desenvolvimento dos cinco sentidos e a identificação das informações que podem ser captadas pelos órgãos (som, cores, formas, texturas, entre outras).

Já a turminha da Creche Municipal Professora Dilceia Alves Jardim Francisco, em Anta, teve uma alegre manhã de interação, aprendizado e dinamismo. Ao ar livre, na pracinha, participaram da contação de histórias do Projeto “Família também conta história”, iniciativa motivadora e que incentiva o hábito da leitura, a socialização e a interação com as famílias, mostrando ao aluno que ler é uma viagem maravilhosa. O tema da leitura foi “Animais da fazenda”, exibido com máscaras representativas. Os alunos também se deliciaram com os alimentos obtidos através da produção dos animais, fazendo deste um momento divertido, criativo e prazeroso.

Na semana de volta às aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Escola Municipalizada do Bairro São João apresentou uma novidade aos educandos: a “televisão da leitura”. Através dela, foi trabalhado o processo da leitura, com ênfase na formação silábica. Um momento de interação que despertou a curiosidade e aguçou o saber dos alunos.

Para a secretária de Educação, Márcia Felipe, é muito importante criarmos um ambiente agradável, para que os alunos sejam recebidos com alegria e sintam-se bem-vindos nas unidades escolares, pois eles são o principal motivo do nosso trabalho. “Como é gratificante observar os frutos da educação das crianças, dos jovens e adultos em nosso município. Agradeço a todos os diretores e professores da nossa rede que, com dedicação e afinco, têm trabalhado para fazer a educação acontecer em Sapucaia. Seguimos assim, educando com amor”, declara.

Fotos: Divulgação / Secretaria Municipal de Educação