Servidores da Saúde de Sapucaia realizam curso sobre tratamento da hanseníase

A Prefeitura de Sapucaia, através de seus servidores da Secretaria Municipal de Saúde, participou, nos dias 16 e 17 de setembro, em Vassouras, de um curso de capacitação sobre o diagnóstico, tratamento e prevenção da hanseníase. O curso reuniu servidores dos municípios da Região Centro-Sul Fluminense e teve como objetivo preparar os profissionais de Saúde para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença.

A hanseníase é uma doença crônica e transmissível, que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, podendo apresentar surtos reacionais, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas. A transmissão se dá pelas vias áreas superiores (tosse ou espirro), de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um período de contato prolongado e contínuo.

Portanto, é prioridade o exame de familiares, amigos e colegas de trabalhos, que convivem ou conviveram por um tempo prologando com o caso de hanseníase antes do início do tratamento, como forma de diagnosticar precocemente, prevenir as incapacidades físicas e interromper a cadeia de transmissão da doença.

A hanseníase tem cura e seu tratamento é gratuitamente ofertado pelo SUS, disponível em unidades públicas de saúde de todo o país. É feito por via oral e os medicamentos são seguros e eficazes. Ainda no início do tratamento, a doença deixa de ser transmitida.

Além da realização do exame dermatoneurológico e avaliação neurológica simplificada, o paciente deve ser também orientado quanto às práticas simples do autocuidado com olhos, mãos e pés, que podem ser realizadas regularmente no seu domicílio e/ou em outros ambientes. O autocuidado melhora a qualidade de vida e a autoestima da pessoa com hanseníase.

Fotos: Divulgação / Secretaria Municipal de Saúde