Setembro Amarelo no PSF do Pião

Nesta quarta, dia 26, o PSF da Vila do Pião realizou atividades da campanha Setembro Amarelo, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde: foi feita uma palestra para os alunos do colégio municipal CEMP-Professora Dezilma Marques de Souza, seguida de caminhada local para conscientização da necessidade de diálogo e oferta e busca de auxílio para prevenção do suicídio.

Para a secretária de Saúde, Thaís Bittar, falar sobre o tema é primordial: “De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o suicídio é responsável por 800 mil mortes ao ano. É maior que o número de homicídios. Então esse é um momento para falar abertamente sobre prevenção, incentivando a busca por tratamento psicológico e psiquiátrico, quando for o caso”.

O prefeito Fabrício Baião chama atenção para a importância de acompanhar a rotina das crianças e jovens: “Nos últimos anos, o mundo teve um aumento no índice de suicídio entre os jovens. Hoje é uma das principais causas de morte entre pessoas com idade de 15 a 29 anos. Temos que cuidar de nossos jovens, principiando em casa, observando o comportamento, redobrando os cuidados com o uso da internet e fortalecendo o diálogo; através da escola, por meio de palestras e outras atividades sobre o assunto; e da Saúde, acompanhando e oferecendo tratamento quando for preciso”, disse.

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).