Subsecretaria de Agricultura promove Ciclo de Palestras

 

A Prefeitura de Sapucaia, através da Subsecretaria de Agricultura, promoveu entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro um Ciclo de Palestras nas localidades de São José, Comunidade dos Moreiras, Aparecida e Pião. Foram apresentadas as palestras “Cultivo de manga e uva e técnica de gotejamento” e “Projeto Balde Cheio”. De acordo com a subsecretária Roberta da Costa Pereira, o projeto consiste numa série de palestras com o objetivo de ajudar o pequeno produtor rural a melhorar seu desempenho e faturamento.

A palestra sobre o projeto “Balde Cheio”, apresentada por Maurício Sales, do SENAR RJ, de forma simples e eficiente deu dicas importantes para melhorar a qualidade do leite e a produtividade. Segundo o instrutor, ações simples como plantar árvores para dar sombra para os animais, podem ajudar no incremento da produção, fazendo com que todos produzam mais e melhor.

Já Ramon Andonéz, que falou sobre o cultivo de manga e uva e também sobre a técnica de gotejamento, esteve na cidade pela segunda vez e apresentou nesta oportunidade uma palestra mais longa e eficaz, mostrando qual o melhor momento para vender os produtos e maneiras de controlar o tempo da produção das frutas.

O prefeito Fabricio Baião, que esteve presente nas palestras, ressaltou que temos bons produtores, terra de qualidade e ambiente favorável, e que a função do poder público é dar conhecimento, treinamento e orientação para que as famílias sapucaienses possam produzir e vender mais. “A Prefeitura se preocupa com a questão da potencialização da Agricultura no município, por isso temos investido também, de maneira contínua, na melhoria das estradas, para que se torne mais fácil o escoamento dos produtos para o mercado. Agora o próximo passo é ligar o produtor diretamente às redes de supermercados”, concluiu o prefeito.