Vigilância Sanitária captura serpente no Quilombo

 

A Vigilância Sanitária de Sapucaia foi acionada nesta segunda, 10 de setembro, para capturar uma serpente no Quilombo. A cobra, que mede dois metros de comprimento, é da espécie Boa constrictor e pode chegar a quatro metros. Possui o corpo cilíndrico e ligeiramente comprimido nas laterais, evidenciando uma forte musculatura constritora, que pode machucar pessoas ou esmagar pequenos animais.

Por não ser venenosa, a serpente não será encaminhada ao Instituto Vital Brazil, no Rio de Janeiro, como é comum. A equipe, acompanhada de um biólogo, após o período necessário de quarentena, irá restituí-la à natureza, levando-a para um ambiente de preservação.

A Vigilância Sanitária e o Instituto Vital Brazil realizaram em 2017 um trabalho de conscientização, junto aos produtores locais, sobre a importância de não matar, mas contatar o órgão municipal para a captura de animais peçonhentos.

O telefone da Vigilância Sanitária é 2271-1167, de segunda a sexta. Nos fins de semana, basta ligar para o Pronto Socorro (2271-1200), que a unidade encaminha a demanda aos profissionais de plantão.