A Prefeitura Municipal de Sapucaia informa sobre o descarte de resíduos no município

Muitos tipos de resíduos são gerados, entre os quais, destacam-se: resíduos domiciliares, de construção, hospitalares, de poda e corte de árvore, resquícios de produtos recicláveis e eletrônicos. Cada tipo de resíduo possui uma forma correta de descarte e, quando isso não ocorre da forma apropriada, inúmeros problemas ambientais podem ser gerados, como enchentes, proliferação de vetores que podem causar doenças, poluição e contaminação dos solos e corpos hídricos etc.

Para que toda a população entenda e se conscientize, é preciso saber que:

• Resíduos domiciliares: podem ser descartados em tambores ou em pontos de coleta próximos a sua residência, sendo proibido o descarte em terrenos baldios e corpos hídricos, já que todos os resíduos gerados são destinados ao Aterro Sanitário Municipal;
  • Resíduos de construção: o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Obras para solicitar a caçamba para destinação deste resíduo. Vale lembrar que, quando solicitada, a caçamba é ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE para a destinação dos resíduos de construção, logo É PROIBIDO DESCARTAR ALI QUALQUER OUTRO TIPO DE RESÍDUO, SENDO A RESPONSABILIDADE DA PESSOA QUE SOLICITOU A CAÇAMBA!
  • Resíduos hospitalares: como seringas, agulhas, luvas e quaisquer outros materiais hospitalares, bem como os de uso veterinário, deverão ser descartados no posto de saúde mais próximo. Por serem resíduos contaminantes, é necessário que esse lixo seja armazenado de forma correta, que pode ser dentro de garrafas pets ou caixas de papelão, preferivelmente, com a devida indicação, visando evitar danos ao meio ambiente e prevenir acidentes;
  • Resíduos de poda e corte de Árvore: o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Obras para solicitar a caçamba para destinação deste resíduo. Vale lembrar que, quando solicitada, a caçamba é ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE para a destinação de resíduos de PODA e CORTE de árvore, logo É PROIBIDO DESCARTAR ALI QUALQUER OUTRO TIPO DE RESÍDUO, SENDO A RESPONSABILIDADE DA PESSOA QUE SOLICITOU A CAÇAMBA!
  • Resíduos Recicláveis: estes tipos de resíduos devem ser descartados em locais onde a Coleta Seletiva é disponibilizada, em seus respectivos Eco Pontos. Os materiais podem ser plásticos, metais, vidros, papelão e alumínio. Caso o distrito não tenha acesso à coleta seletiva, o descarte deve ocorrer com os resíduos domiciliares ou, se preferir, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente;
  • Resíduos eletrônicos: estes tipos de resíduos devem ser descartados em locais onde a Coleta Seletiva é disponibilizada, em seus respectivos Eco Pontos. Caso o distrito não tenha acesso à coleta seletiva, o descarte deve ocorrer com os resíduos domiciliares ou, se preferir, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente.
  • Se você gostou das informações, outras pessoas também podem gostar e ser ajudadas, conhecendo mais sobre os problemas gerados pelo descarte inapropriado de lixo, minimizando os impactos ambientais. Compartilhe este texto em suas redes sociais! Quanto mais pessoas se informarem sobre o assunto, maior será a conscientização coletiva e melhor será a conservação do meio ambiente!