LEISHMANIOSE: alerta para risco da doença e cuidados preventivos

SMS

LEISHMANIOSE: alerta para risco da doença e cuidados preventivos

A Prefeitura Municipal de Sapucaia, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, comunica à população acerca da leishmaniose, os riscos de contaminação e cuidados preventivos para evitar a infecção.

O QUE É: muito comum em países tropicais, com climas úmidos, a leishmaniose tegumentar é uma doença infecciosa que exige cuidados especiais, primariamente considerada uma zoonose, causada por parasitas do gênero leishmania, cuja transmissão ocorre por meio da picada de um inseto hematófago (que se alimenta de sangue), popularmente denominado "mosquito palha".

TRANSMISSÃO: a leishmaniose tegumentar é transmitida ao homem e ao animal por meio picada de insetos vetores infectados, geralmente encontrados em locais úmidos, com sombra e matéria orgânica.

PRINCIPAIS SINTOMAS: a infecção por leishmaniose tegumentar pode apresentar os seguintes sinais:

• lesões de pele, que podem ser únicas, múltiplas, disseminadas ou difusas;
• apresentam aspecto de úlceras, com bordas elevadas e fundo granuloso, geralmente indolores;
• lesões mucosas também são frequentes no nariz, boca e garganta.
- Quando atingem o nariz, podem ocorrer:
• entupimentos;
• angramentos;
• coriza;
• • crostas;
• feridas.

- Na garganta, os sintomas são:
• dor ao engolir;
• • rouquidão;
• tosse.

DIAGNÓSTICO: para que a leishmaniose seja diagnosticada, é necessária a realização de exames clínicos e laboratoriais, sendo o tratamento feito por meio de medicamentos e com acompanhamento por profissionais de saúde.

Uma equipe de Vigilância Epidemiológica do Estado: Claudemir, Edenilton e Lucas (Vigilância Ambiental/zoonoses/SES/ RJ; Adilson (Instituto Nacional de Infectologia) zoonoses/Fiocruz), identificou, no Distrito do Pião, dois possíveis casos de infecção humana por leishmaniose tegumentar, que ainda estão sob investigação laboratorial.
Também foram realizados testes em animais domésticos, cuja  análise entomológica está sendo realizada pela Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro.

Alertamos para que toda a população de Sapucaia esteja ciente dos riscos dessa doença, logo é dever de todos que alguns cuidados sejam tomados para prevenir a doença:

• manter os quintais limpos;
• • eliminar resíduos sólidos orgânicos, dando a correta destinação a estes;
• extinguir fontes de umidade;
• • utilizar mosquiteiro ou tela protetora em portas e janelas;
• evitar banhos de rios, sobretudo em localidades próximas a matas;
• • manter os abrigos dos animais higienizados;
• adotar a posse responsável de cães e gatos, evitando que estes fiquem soltos nas ruas;
• • fazer uso de repelentes;
• evitar a exposição nos horários de atividade do vetor (fim de tarde e noite) em ambientes onde seja possível encontrá-lo habitualmente, como lugares úmidos, escuros e com muitas plantas.

A leishmaniose é uma doença que requer cuidados, pois pode até levar à morte.

#PrafrenteSapucaia