Notícia

Desde sua fundação, a Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclavéis - Cooper Elizabeth realizou,  primeira vez, a venda dos vidros que são recolhidos por meio da coleta seletiva feita no município.

Dpcom

Desde sua fundação, a Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclavéis - Cooper Elizabeth realizou, primeira vez, a venda dos vidros que são recolhidos por meio da coleta seletiva feita no município.

Desde sua fundação, a Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclavéis - Cooper Elizabeth realizou,  primeira vez, a venda de 8 toneladas de vidros que são recolhidos por meio da coleta seletiva feita no município.

A maioria das garrafas de vidro descartadas pela população são destinadas à coleta domiciliar regular; portanto, para que esse material tenha a destinação adequada, é imprescindível que seja direcionado à coleta seletiva. Para tal, deve ser feito um cadastramento das residências, a fim de que a Cooperativa de Catadores agende uma data específica para fazer o recolhimento. Assim, contribui-se tanto para a geração de renda dos associados quanto para a redução de resíduos no aterro sanitário.

A Secretaria de Meio Ambiente ressalta que a coleta seletiva recolhe mensalmente cerca de 200 kilos de vidro, porém é notável que esse número pode ser muito maior.

Por isso, é necessário que os estabelecimentos que comercializam bebidas também realizem o cadastramento, pois, ao fazê-lo, contribuem para a redução do volume de resíduos destinados ao aterro e colaboram para o aumento da renda das famílias associadas que vivem da coleta seletiva.

 O cadastramento poderá ser realizado pelo e-mail meioambientesapucaia@gmail.com e/ou pelo telefone (24)2040 2864.  Os vidros também poderão ser colocados nos respectivos ecopontos ou levados até a Cooperativa.

Agradecimento especial ao operador de máquinas do aterro sanitário, Fernando China, que muito colabora no carregamento de tais resíduos, uma vez que, na região, é ineficiente a destinação do vidro, porém, devido ao trabalho realizado com determinação e afinco, a  Cooperativa de Catadores consegue dar o destino adequado a esse lixo, reintroduzindo-o no ciclo produtivo.