Notícia

Prefeitura Municipal de Sapucaia intensifica trabalho de combate às endemias

dpcom

Prefeitura Municipal de Sapucaia intensifica trabalho de combate às endemias

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, visando ao combate do Aedes aegypti, considerado vetor de doenças como dengue, zica, chikungunya e febre amarela, tem realizado inúmeras ações de prevenção à proliferação do mosquito. Nesta semana foi realizado trabalho de mutirão no Pião e em Jamapará, que também contou com tratamento contra roedores, caramujos, colocação de telas nas caixas d'água, entre outros.
No Brasil, devido às condições climáticas, de altas temperaturas do verão e intensas chuvas, há uma combinação perfeita para a proliferação do mosquito, uma vez que 80% dos criadouros estão em residências, e este se favorece do calor e da água acumulada para se multiplicar (reservatórios de água parada, limpa ou pouco poluída). É importante destacar que o combate a essas doenças não é apenas uma responsabilidade da prefeitura, mas sim uma atuação conjunta de toda a população, portanto, é imprescindível que todos se conscientizem e tomem as medidas necessárias para a prevenção dessas doenças. 

Alguns cuidados que podem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito: 

✔️ não deixar água parada em pneus inutilizados;
✔️ caixas de água devem ser limpas e mantidas sempre fechadas e bem vedadas;
✔️ quintais devem ser constantemente limpos;
✔️ descartar o lixo corretamente e manter as latas de lixo fechadas;
✔️ não deixar acumular água calhas das residências. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água desses locais;
✔️ não deixar água nos pratos das plantas. Deixar esses recipientes sempre secos ou cobri-los com areia;
✔️ não deixar água acumulada sobre lajes;
✔️ piscinas devem ter tratamento de água com cloro, e as que não forem utilizadas devem ser desativadas;
✔️ trocar diariamente a água dos reservatórios que servem para animais beberem água.

Vale lembrar que o trabalho dos agentes de combate a endemias é fundamental no combate ao mosquito, porém todos devem fazer sua parte, pois essa é a única forma de prevenção.