Como fazer descarte de óleo de cozinha corretamente

Como fazer descarte de óleo de cozinha corretamente

Descarte de óleo de cozinha: como fazer...

O óleo de cozinha deve ser descartado corretamente ou deve ser feita a sua reciclagem, a fim de evitar a contaminação de milhares de litros d’água e entupimentos de redes de esgoto.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de reciclar o óleo de cozinha, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está promovendo a “GINCANA DE OLHO NO ÓLEO”, que teve início no dia 1º/04/2021 e será encerrada no dia 19/11/2021, a ser realizada em todas as escolas do município.

A gincana, que é uma ação realizada juntamente com os alunos, busca atingir toda a população, uma vez que as crianças são replicadoras de conhecimento e, por meio da gincana, incentivarão a coleta do óleo nas comunidades.

O processo de coleta e acondicionamento do óleo, realizados pelo aluno, deverão ser feitos da seguinte maneira:

 os restos de óleo de cozinha usados deverão ser depositados em garrafas PETs de 2 litros, devidamente fechadas, e entregues na escola ou na Secretaria de Meio Ambiente.

OBS.: todo óleo coletado nas atividades, como “CAFÉ COM AS MÃES”, realizado pela Secretaria de Assistência Social, também deverá ser aproveitado nesta gincana para pontuar para os filhos, afinal:

ÓLEO NÃO PODE IR PELO RALO!!

Todos os tipos de óleo não podem ter como destino pias, bueiros, ralos ou guias da calçada, porque impactam negativamente o encanamento das casas, poluem a água, além de contribuírem para morte de seres vivos.

No encanamento das residências, existe um equipamento chamado “caixa de gordura”, que armazena a gordura proveniente das pias. Esse compartimento é feito de plástico PVC ou de concreto. O descarte incorreto do óleo de cozinha já utilizado provocará o entupimento dos encanamentos e o seu acúmulo na caixa de gordura. Quando isso ocorre, é necessário um processo trabalhoso para limpá-la, além de ter de ser realizado o mesmo processo em todo o encanamento. Por isso, é importante que todos estejam conscientes disso para evitar este problema, fazendo, dessa forma, a destinação adequada do óleo usado.

 A outra parte do óleo descartado que passou pelos encanamentos e não ficou retido na caixa de gordura, chega às redes que coletam o esgoto doméstico. Em Sapucaia, por exemplo, principalmente na região central da cidade, problemas de entupimento da rede de esgoto é um problema recorrente.

O óleo pode “seguir” dois caminhos distintos: o primeiro deles é para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ou para um rio. Para chegar à ETE, é preciso que o óleo misturado com água e outros resíduos passe por uma rede coletora – nesta passagem é que o óleo obstrui o fluxo de esgoto que iria para a ETE. Descartando o óleo indevidamente, você não só prejudica a estrutura do seu encanamento, como também pode causar o refluxo do esgoto para outras residências e nas demais redes de esgoto do município.

• Então, o que fazer com o óleo de cozinha?

 Após utilizar o óleo de fritura usado (de preferência em pouca quantidade), você pode armazená-lo em uma garrafa PET. Utilize um funil para facilitar a entrada do óleo na garrafa. Conforme for utilizando óleo, vá armazenando desse modo e lembre-se de sempre fechar bem as garrafas, para evitar vazamentos, mantendo também fora do alcance de crianças e animais de estimação, que podem ser atraídos pelo cheiro do óleo ou pela simples curiosidade. Após preencher algumas garrafas PETs, procure um ponto de coleta seletiva, como a Secretaria de Meio Ambiente para descartar o seu óleo de forma correta.

 Lembre-se de que 50mg de óleo de cozinha provocam a poluição de mais de 25 mil litros de água! Mesmo que você utilize uma pequena quantidade de óleo de cozinha, é importante armazenar na garrafa PET, e não descartá-lo na pia, ralo ou bueiro, pois o dano que o descarte incorreto provoca é enorme!

• Existe também a possibilidade de armazenar uma determinada quantidade de óleo (preferencialmente em uma garrafa PET) e fazer sabão caseiro sustentável. O óleo descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.

Portanto, se você não utilizar o seu óleo de cozinha usado para fazer sabão, colabore com a preservação do ecossistema e descarte-o corretamente. Assim, você elimina o problema de um item que, apesar de biodegradável, é um poluidor e grande contaminante e, consequentemente, dá uma nova utilidade para ele, evitando riscos à saúde. A sustentabilidade agradece!