Notícia

Vacinação contra a febre aftosa no ano de 2022

Vacinação contra a febre aftosa no ano de 2022

A Secretaria de Agricultura e Pecuária informa aos criadores de gado de Sapucaia que as duas etapas de vacinação contra a febre aftosa ocorrerão de maneira invertida, isto é, com a nova medida do Governo Federal, a primeira etapa, no mês de maio, será destinada aos bovinos e bubalinos com até 24 meses de vida; a segunda etapa, em novembro, aos animais de todas as idades. O objetivo é garantir a oferta de imunizantes. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), as Unidades da Federação que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para febre aftosa (PNEFA) - Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, São Paulo e Tocantins terão a inversão das estratégias de vacinação contra a febre aftosa em 2022.
Para o secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, este planejamento é fundamental para garantir a imunização dos animais, tendo em vista que o Rio de Janeiro está avançando rumo à retirada da vacinação contra a febre aftosa, bem como assegurar o status de reconhecimento de zona livre com vacinação. 
"É uma decisão importante neste momento. Todos os pecuaristas fluminenses devem se atentar à nova estratégia e colaborar para garantirmos bons resultados na campanha deste ano", destaca Marcelo Queiroz.

Fiquem atentos às datas e aos prazos corretos para comprar e aplicar os imunizantes. As declarações de vacinação dos animais podem ser realizadas gratuitamente no Posto Municipal de Defesa Agropecuária, na sede da Secretaria de Agricultura e Pecuária, que está localizada na Rua Rafael Langoni, número 142, prédio do Sindicato Rural, Sapucaia/RJ. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (24) 2040-3776.