Notícia

Sapucaia intensifica campanha de vacinação antirrábica

Secretaria de Saúde

Sapucaia intensifica campanha de vacinação antirrábica

A Prefeitura Municipal de Sapucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Ambiental, tem tido sucesso na campanha de vacinação antirrábica, graças ao intenso trabalho dos agentes de saúde e dos agentes de endemias, que tanto colaboram na imunização dos animais. Neste ano de 2021, o município teve um aumento significativo na vacinação de cães e gatos contra o vírus da raiva. A aplicação das vacinas ocorreu tanto nos PSFs quanto na modalidade volante, contemplando todos os distritos. 
Vale lembrar que a raiva é uma doença muito grave que, em caso de contaminação, pode levar à morte, não somente animais, como humanos. A proteção por intermédio da imunização é fundamental e é a única forma de prevenção a este vírus, devendo ser renovada anualmente. Neste ano, foram vacinados 1.353 animais a mais que os da última ação. 
As ações de imunização contra a raiva têm ocorrido de forma efetiva, visando aprimorar os números das campanhas anteriores, com o objetivo de garantir que não haja nenhuma contaminação de animais e de tutores. A raiva é uma doença causada por um vírus que infecta mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura, mas também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.
Logo, é imprescindível que a população faça a sua parte e vacine seus animais, a fim de manter o controle da doença e ampliar a cobertura vacinal no município. No momento, ainda há doses disponíveis para a imunização de animais.