Notícia

Sindicato Rural de Sapucaia realiza encontro da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas cadeias de Fruticultura, Oleicultura e Pecuária Leiteira.

Sindicato Rural de Sapucaia realiza encontro da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas cadeias de Fruticultura, Oleicultura e Pecuária Leiteira.

A Secretaria de Agricultura e Pecuária em parceria com o Sindicato Rural local recebeu nesta quinta (26), no seu auditório recém reformado, a palestra do Maurício Salles, Coordenador de ATeG do Senar Rio. Este programa Programa de Assistência Técnica e Gerencial Já está sendo realizado em dois produtores do município de Sapucaia, um no distrito de Anta produzindo café e outro na Vila do Pião que produz leite, doces e queijos de cabras, o objetivo agora é expandir este serviço ao maior número de produtores do município com turmas formadas de no máximo 15 pessoas cada uma. O evento contou também com a participação do banco SICOOB, o escritório de certificação digital de Três Rios, Kelly Brazil, Hugo Siqueira, instrutor do Senar Rio da ATeG de café e a empresa Mottainai através do representante Ricardo Ozasa, todos estes sortearam brindes para os produtores que compareceram a palestra.
Mas o que é ATeG?
Criado em 2013 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) tem como principal objetivo atender produtores rurais de todas as regiões brasileiras, possibilitando o acesso a um modelo de assistência técnica associado à consultoria gerencial, em consonância com as ações Formação Profissional Rural.
O Programa ATeG do SENAR conta com uma metodologia própria e inovadora, que tem por objetivo disseminar novas tecnologias e formas de manejo que possibilitem ao produtor obter maior conhecimento sobre a sua atividade, permitindo o desenvolvimento do seu negócio.
Além das técnicas de manejo da produção, o Programa realiza o acompanhamento gerencial das propriedades rurais, controlando custos e medindo os resultados econômicos das atividades, fundamentado em cinco etapas de trabalho:
Para o cumprimento de todas as etapas de trabalho, os técnicos de campo realizam visitas mensais contínuas e gratuitas, pelo período de dois anos. As visitas têm duração mínima de quatro horas às propriedades assistidas, proporcionando um atendimento personalizado às demandas e necessidades de cada produtor.
No Estado do Rio de Janeiro o Programa de ATEG possui parceria com o SEBRAE e com o SENAR Administração Central, atendendo quatro importantes cadeias produtivas do agronegócio fluminense: bovinocultura de corte e leite, cafeicultura, fruticultura e olericultura.
No ano de 2022, estamos ampliando a nossa atuação e trabalharemos com as agroindústrias de laticínios, pescado, embutidos, defumados e processamento de carnes. As agroindústrias interessadas em participar do Programa, que terá vagas limitadas, devem preencher o pré-cadastro disponibilizado no link: https://forms.gle/qEAQmFvRJefZyvJZ7
Requisitos de participação:
Formalização (CNPJ ou CPF do responsável, no caso do Programa Prosperar);
Regularização (serviço de inspeção sanitária e industrial);
Produção própria da matéria prima para transformação.
Se deseja saber mais informações, entre em contato com a equipe técnica do Senar Rio no telefone (21) 3380-9500 ou com o Sindicato Rural mais próximo em sua região.