Equipes da EMATER e Secretaria de Agricultura de Sapucaia presentes no evento “Fazenda Legal”, na 100ª Exposição de Cordeiro

Na última sexta-feira, 15, técnicos do escritório local da EMATER de Sapucaia e servidores da Secretaria de Agricultura e Pecuária estiveram presentes na 5ª edição do evento “Fazenda Legal”, que aconteceu no Parque Raul Veiga, em Cordeiro/RJ, que comemora neste ano a sua 100ª Exposição Agropecuária. O objetivo do programa é levar conhecimento e tecnologia, visando transformar pequenos e médios produtores em empreendedores rurais, com o foco no fortalecimento do agronegócio fluminense. O projeto irá percorrer mais cinco municípios do estado, levando a agricultura do futuro.

"Chegamos à quinta edição do programa. O evento serve de instrumento de apoio para que nossos produtores possam, de fato, aumentar sua produtividade com todo assessoramento oferecido a eles", ressaltou Alex Grillo, secretário de Estado de Agricultura.

O evento é uma iniciativa da Pesagro-Rio, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e suas vinculadas – Emater-Rio, Fiperj e Ceasa, em parceria com a Faerj. "Esse projeto começou há muito tempo, em 2006, e no ano passado, nós decidimos reformulá-lo para que se tornasse um projeto de utilidade pública. Nossa missão é levar tecnologia, assistência técnica e jurídica para os pequenos produtores rurais do estado. Temos certeza de que esse é o caminho para o desenvolvimento do setor", concluiu Paulo Renato Marques, presidente da Pesagro-Rio.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) esteve no local com orientações sobre políticas públicas e atendimento facilitado a programas de fomento destinados aos pequenos e médios produtores, como a palestra do Plano Safra 2022/2023. Uma das estratégias divulgadas para o fácil escoamento de produtos, em parceria com as Prefeituras Municipais, é a Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Temos difundido o PNAE como vetor de fortalecimento da segurança alimentar nas escolas públicas e de geração de renda às famílias produtoras, com produtos genuinamente fluminenses”, detalhou o presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa.

O projeto já atendeu mais de 15 mil produtores em todo o estado, e a 6ª edição do evento será em Cachoeiras de Macacu.

Para dúvidas, assistência técnica ou mais informações, procure a EMATER ou a Secretaria de Agricultura e Pecuária, localizada na Rua Rafael Langoni, 142, sala D (prédio do Sindicato Rural), Centro, Sapucaia/RJ. Contato pelo telefone: (24) 2040-3776 ou envie e-mail para eslocsa@emater.rj.gov.br / sec.agricultura@sapucaia.rj.gov.br.